Visita ao Esporte Clube Pinheiros

Visita ao Esporte Clube Pinheiros – referência nacional no esporte

Por Catarina Saccomandi

O Esporte Clube Pinheiros é reconhecido não só pela sua grande área de lazer e recreação aos paulistanos – são 118 mil m² frequentados pelos mais de 38 mil sócios, mas também por ser referência na formação de atletas de alto rendimento. Os alunos de Jornalismo Esportivo foram conhecer as estruturas do clube para compreender melhor como funciona o dia a dia de um dos principais centros de treinamento do Brasil.

A visita começou no Centro Pró-Memória Hans Nobling, o pequeno museu contém itens de fotografia, troféus, medalhas e documentos que contam um pouco da história do clube, fundado em 1889 por imigrantes alemães, inicialmente se chamava Sport Club Germânia e teve que ser renomeado no período da Segunda Guerra Mundial.

Em seguida, percorremos o complexo aquático, a pista de atletismo e os locais de treinamento de algumas outras modalidades como esgrima, levantamento de peso e judô, todos caracterizados pela excelente infraestrutura. Pudemos assistir uma parte do treino infantil de ginástica olímpica e perceber a importância e seriedade que a instituição dá ao desenvolvimento de todos os atletas e treinadores. No final da visita, conversamos com a maratonista olímpica Adriana Silva, bicampeã dos Jogos Panamericanos, que nos contou um pouco sobre a vida de uma atleta profissional e qual foi a importância do E.C.Pinheiros na sua trajetória.

O sucesso do clube no âmbito esportivo brasileiro foi esclarecido para nós alunos pelo grande investimento nos esportes e principalmente nos atletas, que contam também com toda a estrutura do centro integrado dos atletas, academias e departamentos de recuperação e fisioterapia.

Pista de atletismo do clube