Visita ao Esporte Clube Pinheiros

LAPIDANDO ESPORTISTAS

por: Julia Moreira do Val

Fundado em 1899, inicialmente com o nome de Sport Club Germania, o Clube Pinheiros sempre inovou no quesito investimento e incentivo no esporte brasileiro. Começou sua tradição com a prática do futebol, que é originário da Alemanha e conforme os anos se passaram, foram sendo agregados ao clube diversas modalidades. Hoje, só entre modalidades olímpicas existem 16, além de práticas não olímpicas, danças como ballet e jazz e também atividades lúdicas voltadas ao público infantil, como o CAD (Centro de Aprendizado Desportivo).

ginásio poliesportivo que já abrigou diversos clássicos do esporte paulista

 

Possivelmente, levariam dias para visitar e aproveitar todas as modalidades e serviços que o clube oferece; assim, nossa visita guiada, capturamos o espirito de alguma delas. Primeiramente, foi muito evidente o incentivo do clube em atletas infantis da Ginastica Artística, incentiva-se inclusiva a prática do esporte por atletas não associados por meio do programa de militância e, em troca do incentivo ao esporte, os atletas têm desde pequenos a oportunidade de ser um atleta de alto nível. Nesse sentido, o programa de militância abrange os mais diversos esportes e corrobora para o incrível número de 300 atletas de alo rendimento.

atleta infantil militante treina com seu técnico e ao fundo escolinha de associados tem aula.

 

Vimos também a estrutura do clube para praticantes de atletismo, maratonas e saltos, já que o clube conta com uma pista de atletismo, além de equipamentos de salto, caixa de areia e pista de grama sintética. Todo esse ambiente foi favorável para abrigar a atleta Adriana Aparecida da Silva, campeã dos jogos Pan-americanos de 2011 e 2015 pelo atletismo, que se dispôs – no dia da visita – a conversar um pouco conosco acerca de sua carreira no esporte.

O clube conta também com um centro especializado em cuidado do atleta, confirmando seu caráter profissinal e preocupado com o bem estar físico e mental de seus competidores. Tivemos o prazer de ver de perto atletas treinando e sendo orientados para que sejam alcançadas as melhores performances que seus corpos são capazes de oferecer.

Além disso, um ponto diferencial, é o zelo que o clube tem para com as conquistas de seus atletas vestindo a camisa do ECP: existe um Centro Pró Memória, aberto integralmente à visitação dos associados, atletas e funcionários com o objetivo de vangloriar os esforços e feitos desses competidores. A sala abriga objetos e fotos desde de os primórdios do clube até dias atuais. É carregada de historia já que aloca desde vestimentas antigas usadas para praticar certas modalidades até objetos importantes como chuteiras, raquetes de tênis, botas de esqui etc. É um ambiente de total harmonia com o restante do clube: visando unir competitividade e esporte à tradição e desenvolvimento social!

troféus de diversas modalidades expostos no Centro Pró Memória Hans Nobling

É tamanha história e tradição que existe no clube um Centro Pró Memoria, onde se abriga todas os grandes feitos ali vivenciados bem como fotos de conquistas em grandes eventos como as Olimpíadas e Jogos Pan-americanos. É visível o sentimento de união e tradição que o clube passa para os atletas, sejam eles associados ou militantes.