ReportagensVídeos

Jockey Club São Paulo #TREINO

História do Jockey Club

Em 25 de janeiro de 1941, foi inaugurado o atual hipódromo da Cidade Jardim, que buscou corresponder as modernidades atuando como palco de diversos eventos como feiras, desfiles de moda, algumas festas, entre outros, instalado no bairro de mesmo nome, em São Paulo.

O hipódromo foi então construído nos 600.000 metros às margens do Rio Pinheiros, ainda não retificado na época, entre os anos de 1937 e 1941.

No Jockey Club há diversas atividades como:

  • Corrida de cavalos
  • Eventos
  • Área social para lazer e recreação

Entrevistas

Micael Albuquerque funcionário de escritório de arquitetura, área Casacor, que faz eventos no Jockey Club, feiras de exposições misturam design e arquitetura e duram dois meses ocorrendo todos os anos, nos contou um pouco sobre o lugar e sua relação com ele. Nos três anos que vem trabalhando nesse escritório tem adorado a experiência e o local, que segundo ele 90% mais ou menos é patrimônio tombado, também elogia o fato de trabalhar em contato com a natureza, algo muito presente no Jockey e diz não trocar por nada esse ambiente, que tem o espaço cedido pelo Jockey ao escritórioem troca da manutenção do local. As operações do Jockey ocorrem independentes da Casacor.

Perguntado sobre a situação atual do Jockey e de como andam as corridas, Micael nos respondeu que a maior parte das corridas ocorre nos finais de semana e aquelas que acontecem durante semana são transmitidas para o rio de janeiro. Segundo ele o movimento vem caindo muito, a época áurea do Jockey já passou, o local virou um lugar de lazer, tanto que existe uma área de bar com piscina, ate as corridas não são mais as mesmas, a maior parte dos frequentadores são famílias, principalmente as crianças se divertem de final de semana com pequenos eventos, os únicos que ainda apostam são os senhores de mais idade, a clientela mais antiga e fiel.

Assim como Micael, Murilo Cruz, professor de Tênis no Jockey Club a 5 anos, nos conta que lá ocorre aulas durante semana, crianças praticam futsal e tênis. Porem também existem áreas para pratica de frescobol, vôlei de areia e futebol society.

O treinador Thiago Haidar nos concedeu uma entrevista e contou um pouco de sua trajetória. Ele sempre foi apaixonado pelo Turfe e pelos cavalos graças a seu tio, que era criador de cavalos, começou a montar e ter aulas aos 8 anos de idade, participou de suas primeiras competições de Endure Equestre por volta dos 11 anos e sempre montando em cavalos da raça árabe.

Sua primeira lembrança do Turfe foi ogrande prêmio de1996, na época ele tinha 10 anos, foi a partir daí que Haidar realmente começou a frequentar o Jockey Club São Paulo. Cursou Medicina veterinária para continuar nesse meio e vem trabalhando profissionalmente no Jockey desde o primeiro estágio na faculdade em2005 no hospitalveterinário.

Hoje em dia sua principal atividade profissional é o treinamento, porém também trabalha selecionando os melhoresanimais, potros em leilões, para que possam ter muito sucesso e uma grande vida atlética.

Um dos maiores frequentadores é o jornalista Porfírio Menezes, fotógrafo há 43 anos do Jockey Club. Nos contou que já cobriu grandes eventos no lugar, não só ligados ao Turfe, como festas de ano novo e outras ligadas ao futebol.

Agradecemos à equipe de marketing e jornalismo do Jockey Club São Paulo, enfatizando a contribuição de Jair Bala e Porfírio Menezes.

Confira as fotos no Instagram: http://www.insgain.com/post/arthurakamine/1898107062752217461_365771256

Arthur Akamine, Nº 10698641

João Pedro S Souza, Nº 5062451

Alissa Satomi Wada, Nº 10235821

Matheus Fernandes Ramirez, Nº10789635

Luiz Filipe Gonçalves Silva, Nº10670831