ÁudioReportagens

Ginástica multifuncional e seus benefícios

Agilidade, coordenação, equilíbrio, força, resistência, velocidade, habilidades motoras e cognitivas. Esses são alguns dos benefícios que os alunos do curso de Ginástica Multifuncional (GMF) adquirem através dos exercícios propostos no SESC Santo Amaro.

A GMF surgiu através de uma iniciativa do SESC em torno de 2004, e hoje conta com 32 unidades e mais de 60 mil alunos matriculados.

Os exercícios desenvolvidos pela GMF mesclam elementos da ginástica tradicional, pilates, musculação e também de diversas modalidades esportivas. Existem tanto exercícios individuais como em grupo.

Assim, são elaborados exercícios diferenciados que trabalham diversas partes do corpo e também exercitam a mente, o último se deve a um grau maior que o normal de complexidade nos exercícios.

Para se matricular no curso, é necessário ter o cartão SESC e possuir um atestado de aptidão física. Ao se matricular, o Instrutor de Atividades Físicas irá elaborar um plano individual e personalizado de exercícios a partir de dados, como por exemplo: seus objetivos, histórico de saúde e de experiências motoras e o tipo de exercício físico com o qual você mais se identifica.

O público alvo são pessoas à partir de 12 anos e por ser uma modalidade que possui uma diversa gama de exercícios possíveis existe um público variado, inclusive pessoas com deficiência física.

Para informações sobre oferecimento da GMF, clique aqui.

Abaixo segue a entrevista com o instrutor de GMF do SESC Santo Amaro  Jefferson, que possui mestrado em Educação Física pela USP e também com o aluno Willian, que conta um pouco de sua experiência com a GMF.

Vídeo institucional sobre a GMF.

Por:

Lucas Stefan Abe