Luto: morre o jornalista esportivo Rodrigo Rodrigues

Um dos mais renomados e reconhecidos jornalistas esportivos do Brasil faleceu nesta terça-feira, 28 de julho. Rodrigo Rodrigues morreu de trombose venosa cerebral após complicações da covid-19. Ele estava internado na unidade de terapia intensiva desde sábado, 25, na cidade do Rio de Janeiro.

Ele trabalhava no Grupo Globo desde 2019. Comandava atualmente o programa “Troca de Passes”, exibido pelo canal por assinatura SporTV. Também apresentou em diferentes oportunidades o “Redação SporTV”, “SporTV News” e “Tá na Área”, além do Globo Esporte de São Paulo.

Sua trajetória no jornalismo esportivo começou em 2011, na ESPN Brasil, com a apresentação do “Bate Bola”. Em 2015, foi o responsável pelo programa Resenha, hoje um dos mais importantes do canal. Em 2018, esteve no Esporte Interativo antes de ser contratado pela Globo.

Sua polivalência, contudo, ultrapassou as linhas do campo esportivo. Rodrigo Rodrigues também teve destacada trajetória no jornalismo cultural. Apresentou o “Vitrine”, na TV Cultura, trabalhou no programa “Cor de Rosa”, do SBT, e “Cinco Discos” da Gazeta. Também foi locutor e apresentador musical da Rádio Globo.

A paixão pela música o levou a ser guitarrista da banda “The Soundtrackers”, que toca apenas trilhas sonoras do cinema, e o fez escrever o livro “As Aventuras da Blitz”, com a história do grupo comandado por Evandro Mesquita. Também escreveu a obra “London London”, um guia turístico para conhecer a capital inglesa apenas de metrô.

Seu envolvimento com a televisão começou ainda na graduação. Trocou o curso de Educação Artística da UERJ pelo de Jornalismo da UniverCidade (Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro) em 1998 e, no ano seguinte, chegou à Estácio de Sá. Comandou e participou de diversos programas universitários, inclusive o “Estácio no Ar”, eleito o melhor telejornal universitário do país no Expocom de 1999, de acordo com sua biografia no site Museu da TV.

Com tanta desenvoltura para abordar temas tão diferentes entre si, Rodrigo Rodrigues era reconhecido pelos colegas por conseguir combinar tão bem humor, entretenimento e informação em seus trabalhos, justamente uma das qualidades mais desejadas de quem trabalha com jornalismo esportivo atualmente.