Pesquisadores da USP lançam livro sobre Jornalismo Esportivo no Brasil

Lançamento acontece em 17 de novembro de 2020, a partir das 18h, no Canal do CJE no YouTube e conta com a presença dos autores dos textos publicados na coletânea

Em 2020, o jornalismo esportivo brasileiro passou por uma situação atípica: a suspensão das competições e atividades por conta da pandemia de covid-19. Os profissionais da área precisaram se reinventar, o que levou a novos modelos e formatos de trabalho. É preciso, portanto, compreender estas transformações.

Esta é uma das propostas do livro “Jornalismo Esportivo no Brasil”, com lançamento virtual programado para 17 de novembro, às 18h, no canal do CJE TV no YouTube. O evento conta com a presença dos autores para um debate sobre o tema e suas implicações acadêmicas.

No encontro, os autores irão detalhar suas pesquisas nas áreas de comunicação e esporte, comentar sobre os textos publicados nos livros e debater as mudanças ocorridas na cobertura jornalística de eventos esportivos. O evento é voltado a profissionais e estudantes da área e demais interessados no tema. A participação é gratuita.

Dividido em duas partes, o livro “Jornalismo Esportivo no Brasil”, é organizado por Luciano Victor Barros Maluly, professor de jornalismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP); Rafael Duarte Oliveira Venancio, pós-doutor em Ficção e Dramaturgia Radiofônicas pela ECA/USP; e Gustavo de Araujo Longo, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da ECA/USP.  “Composto por relatos jornalísticos e científicos, este livro é fundamental para rediscutir a cobertura esportiva no Brasil”, observa Maluly.

Os dois livros foram publicados pela Amazon em novembro de 2020 e estão à venda no e-commerce da empresa no Brasil nas versões impressa e digital.

Saiba mais sobre o livro “Jornalismo Esportivo no Brasil”

A coleção “Jornalismo Esportivo no Brasil” representa um breve panorama da produção e reflexão acadêmica na área, contemplando a produção de dois livros iniciais em 2020. No total, são 15 textos que abordam diferentes temáticas que envolvem o jornalismo e o esporte, de luta livre a Jogos Abertos do Interior, passando pelo futebol, esporte mais popular do Brasil.

O livro 1 possui sete artigos divididos em 211 páginas. O primeiro texto é de Carlos Augusto Tavares Júnior, que aborda a pauta olímpica desenvolvida nos Jogos do Rio-2016. Na sequência, Carlos César Domingos do Amaral fala sobre o fenômeno da luta livre e Gustavo de Araujo Longo faz uma recuperação biográfica de Horácio Baby Barioni, criador dos Jogos Abertos do Interior.

Já os autores Edwaldo Costa e Luciano Maluly narram o trabalho dos jornalistas na cobertura da seleção brasileira de futebol. Marcelo Cardoso e Anderson Gurgel, por sua vez, debatem o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Rafael Duarte Oliveira Venancio faz uma análise história do conceito de “antifutebol” na Argentina.

Para encerrar, Renato Ferreira de Moraes e Valquíria Aparecida Passos Kneipp estudam a estratégia de reprises de futebol adotadas pelas emissoras de televisão no início da pandemia de covid-19.

O livro 2 tem oito artigos em 269 páginas. Carlos Henrique de Souza Padeiro questiona o excesso de entretenimento no noticiário esportivo. Felipe Tavares Paes Lopes discute a relação entre violência, dominação, esporte e produção jornalística. Gustavo de Araujo Longo retorna para analisar o trabalho de comunicação dos Jogos Abertos do Interior.

Já Liana Vidigal Rocha estuda a relação entre futebol e desinformação, enquanto o professor Luciano Maluly debate aspectos do jornalismo colaborativo a partir da experiência do portal colaborativo Você Esporte Clube, criado por iniciativa do jornalista Claudio Osti, em Londrina (PR).

Rafael Duarte Oliveira Venancio contribui com mais dois textos publicados originalmente em inglês sobre mídia e beisebol. Sergio Quintanilha detalha a trajetória histórica da Fórmula 1.

Por fim, Sergio Settani Giglio, Enrico Spaggiari e Marco Antunes de Lima apresentam o processo de criação do site Ludopédio, referência nos estudos de futebol no Brasil.

Lançamento virtual “Jornalismo Esportivo no Brasil”

Quando: 17 de novembro de 2020, às 18h

Quanto: gratuito

Onde: Canal do CJE no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCUd_ZPc3BDoT-CAog5lyrdA