ÁudioNotíciasOLIMPÍADA & CAIPIRA

Especial Radiofônico #1: O Jornalismo Esportivo e os Jogos Abertos do Interior

Os Jogos Abertos do Interior não recebem a alcunha de “Olimpíadas Caipiras” à toa. Todos os anos, mais de 10 mil atletas dirigem-se a municípios espalhados por São Paulo para a disputa de trinta modalidades. A diferença é que, em vez de representarem seus países em um evento internacional, eles competem por suas cidades em uma competição totalmente regional.

Mas será que o jornalismo esportivo segue essa mesma lógica? Como repórteres e profissionais de comunicação encaram o maior evento esportivo da América Latina? Para responder estas e outras questões, o Programa Universidade 93,7, da Rádio USP, criou o especial radiofônico O Jornalismo Esportivo & os Jogos Abertos do Interior. A série de seis episódios começou no dia 30 de maio e termina em 4 de julho de 2021. São seis entrevistas com jornalistas que realizaram trabalho in loco no evento.

A produção é de Gustavo Longo, jornalista e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), da ECA/USP. O tema é seu principal objeto de pesquisa na dissertação do mestrado. A edição é do professor Luciano Victor Barros Maluly. O programa ainda conta com colaboração da jornalista Natália Lippo com boletins sonoros.

Na primeira semana, o entrevistado foi Bruno Belomi, de Ribeirão Preto, presente nos Jogos Abertos do Interior de 2011 e 2013, ambos em Mogi das Cruzes. O programa pode ser ouvido na íntegra no link abaixo:

https://youtu.be/iqXXlC_zr3c