Audiolivro “O RÁDIO DE GISELA” é lançado no Publicom 2021

Acontece entre 4 a 9 de outubro de 2021, no Publicom 2021, realizado de forma remota no 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM), o lançamento do audiolivro O RÁDIO DE GISELA. A obra, de cinco horas de duração e autoria de Lourival da Cruz Galvão Júnior e Luciano Victor Barros Maluly, revela em sete capítulos a formação do pensamento teórico e a trajetória acadêmica de Gisela Swetlana Ortriwano, docente e pesquisadora que lecionou por quase três décadas no Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CJE-ECA/USP), onde se tornou referência aos estudos do Rádio e Radiojornalismo no Brasil.

O RÁDIO DE GISELA revela a vinda da família Ortriwano da Alemanha ao Brasil no pós-guerra; a vida estudantil de Gisela, o ingresso na USP e a carreira como docente e pesquisadora; a influência de intelectuais como Ciro Marcondes Filho e Walter Sampaio; a orientação a alunos na graduação e pós-graduação; as pesquisas, os livros publicados e a atuação na Rádio USP; e, por fim, a dedicação ao ensino, à pesquisa e à extensão na Universidade de São Paulo.

O audiolivro é baseado na série “Vozes Giselistas” transmitida pela Rádio USP FM em 12 episódios entre novembro de 2020 a janeiro de 2021, que integrou a pesquisa de pós-doutorado de Galvão Júnior, sob supervisão de Luciano Maluly. O RÁDIO DE GISELA tem por base metodológica os fundamentos da história oral e expõe, em cada episódio, depoimentos de pessoas que conviveram com a docente, como um familiar, colegas da docência, orientandos e amigos.

Congressistas do INTERCOM podem participar das sessões de lançamento do audiolivro na plataforma do congresso (https://intercom.unicap.br), que deve reunir de forma virtual a partir da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) cerca de 3,5 mil pessoas, entre alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área.

O RÁDIO DE GISELA é uma realização do CJE-ECA/USP e um lançamento da editora ECA/USP – 2021, com ISBN 978-65-88640-33-3. Para obter mais informações sobre O RÁDIO DE GISELA entre em contato com Galvão Júnior pelo WhatsApp (12) 997713842 ou e-mail galvaojr@uol.com.br

Confira o vídeo de lançamento do audiolivro: