ESPÍRITO ESPORTIVO

Guerreiras Grenás constroem um legado no futebol brasileiro

O futebol feminino é um fenômeno recente no Brasil e só apareceu no século 20. Um dos primeiros jogos foi realizado em São Paulo, em 1921, no Tremembé Futebol Clube. Ali jogaram as Senhoritas Tremembenses contra as Senhoritas Cantareirenses, nomes relativos às regiões do Tremembé e da Cantareira, na zona norte da cidade.

Passaram-se décadas até os anos 1980, quando se registraram os primeiros campeonatos de futebol de campo para mulheres, fato que abriu caminho para a criação de novos times.

Equipes como a Ferroviária (SP), vem construindo um legado nesta história. O time de Araraquara (município no centro de São Paulo) nasceu apenas em 2001, mas já se firmou no cenário e aparece em segundo lugar no Ranking Nacional de Clubes de Futebol Feminino, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A Ferroviária é um dos poucos clubes do Interior paulista que tem musculatura para continuar almejando importantes títulos. O líder do ranking é o Corinthians (SP), atual campeão brasileiro.

A força das Guerreiras Grenás

As jogadoras da Ferroviária são conhecidas como as Guerreiras Grenás. Trata-se de uma referência às cores das antigas locomotivas que possuíam um tom escuro de vermelho e que foram parar nos uniformes dos times masculino e feminino.

A equipe principal terminou o Campeonato Brasileiro de 2021 em terceiro lugar, mas garantiu vaga para a Conmebol Libertadores deste ano. O time coleciona inúmeros títulos: Jogos Abertos do Interior, Campeonato Paulista, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Taça Libertadores da América.

As meninas também se firmaram nas categorias de base, aquela que prepara futuras craques. A equipe conquistou recentemente o título pelo Sub-16 na Liga de Desenvolvimento de Futebol Feminino, campeonato nacional organizado entre a CBF e a Conmebol.

Um dos segredos para o sucesso pode ser a criação, em 2003, de uma empresa do qual os times afeanos fazem parte: Ferroviária Futebol S/A que gerencia as atividades ligadas ao futebol da “Locomotiva”.

O time feminino da Ferroviária coleciona inúmeros títulos. (Foto: Marcelo Cardoso)

Um estádio moderno, mas com a tradição dos ferroviários

O estádio Dr. Adhemar Pereira de Barros, conhecido como Fonte Luminosa, foi inaugurado em 1951 e reformado em 2009, quando passou a ser conhecido como Arena Multiuso da Fonte Luminosa.

A origem do estádio está ligada à iniciativa do fundador do clube, o engenheiro Antônio Tavares Pereira Lima, afinal, o DNA da Ferroviária se entrelaça à história da Estrada de Ferro Araraquara e de seus funcionários.

Estádio da Fonte Luminosa: inaugurado em 1951 e reformado em 2009. (Foto: Marcelo Cardoso)

Assim como as Guerreiras Grenás, as mulheres participaram ativamente dessa caminhada quando se formaram nos Cursos de Ferroviários e trabalharam para a empresa que gerenciava a estrada de ferro ao longo do século 20.

E se os investimentos e parcerias não cessarem, tudo indica que a equipe ainda terá muitas histórias para acrescentar ao legado brasileiro do futebol feminino.

Para conhecer mais:

Associação Ferroviária de Esportes. 2022. Disponível em: https://ferroviariasa.com/.  Acesso em: 02 fev. 2022.

CBF. Corinthians é líder do Ranking Nacional de Clubes de Futebol Feminino 2022 da CBF. 2022. Disponível em: https://www.cbf.com.br/futebol-brasileiro/noticias/campeonato-brasileiro-feminino/corinthians-e-lider-ranking-nacional-de-clubes-do-futebol-feminino-202. Acesso em: 31 jan. 2022.

Fonte Luminosa. s/d. Disponível em: https://ferroviariasa.com/fonte-luminosa/. Acesso em: 29 jan. 2022.

Guerreiras Grenás. s/d. Disponível em: https://ferroviariasa.com/guerreiras-grenas/. Acesso em: 31 jan. 2022.

MOREL, Marcia; SALLES, José Geraldo do C. Futebol feminino. In: DA COSTA, Lamartine (ORG.). Atlas do Esporte no Brasil. Rio de Janeiro: CONFEF, 2006, p. 8.264. Disponível em: http://www.atlasesportebrasil.org.br/textos/53.pdf. Acesso em: 30 jan. 2022.

Prefeitura Municipal de Araraquara. Museu do Futebol e Esportes de Araraquara. s/d. Disponível em: http://www.araraquara.sp.gov.br/governo/secretarias/cultura/paginas-cultura/museu-do-futebol-e-esportes-de-araraquara. Acesso em: 29 jan. 2022.

* Marcelo Cardoso é jornalista e professor universitário. Pesquisa o campo da Comunicação em suas várias interfaces com o esporte.