NA ACADEMIA

Confira as seleções já classificadas para a Copa do Mundo no Catar

O início da Copa do Mundo do Catar, de 2022, está cada vez mais próximo. Acontece entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022 — primeira vez que o torneio será disputado no final do ano. Ao todo serão 32 seleções na disputa, pela última vez, já que em 2026 serão 48 participantes. A coluna esportiva Na Academia, de forma quinzenal, vai trazer informações, bastidores, curiosidades e opinião sobre um dos maiores espetáculos esportivos do mundo. Abaixo informações dos 15 países já classificados:

1 – Como o Catar será a sede da Copa em 2022, a seleção do país se classificou automaticamente. Será a primeira participação da nação na história do torneio. Em 2019, o Catar conquistou seu título mais importante, a Copa da Ásia de 2019, vencendo o Japão, por 3×1. A final foi disputada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Outra curiosidade é que os atletas: Emerson Sheik (ex-Corinthians), Fábio César Montezine (revelado pelo São Paulo FC), Rodrigo Tabata (ex-Santos), Araújo (ex-Atlético Mineiro) e Renan Oliveira (Caxias) são jogadores brasileiros naturalizados qatarenses que já defenderam a Seleção daquele país.

2 – A França, atual campeã do mundo, passou invicta pelas eliminatórias europeias e confirmou a vaga ao golear o Cazaquistão por 8 a 0 na penúltima rodada. Entre os destaques da seleção francesa estão Mbappé e Griezmann. Os

Les Bleus (Os Azuis) buscarão o tricampeonato – além de 2018, foi campeã em 1998.

3 – Invicta, a pentacampeã (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002) Seleção Brasileira foi o primeiro país das Américas a se classificar para a Copa do Mundo. Nossa Seleção é a favorita para conquistar o hexa no Catar, segundo levantamento do site Oddschecjer, que reúne a média dos 23 principais sites de apostas do mundo. Na média, quem fizer uma ‘fezinha’ de que o Brasil vai ser campeão no Oriente Médio receberá cerca de seis vezes mais que o valor apostado.

4- A bicampeã (1978 e 1986) mundial Argentina se classificou em novembro de 2021, na 14ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, naquele jogo marcado por cotovelada em Raphinha, carretilha de Vini Jr., muitas faltas e um Brasil superior, no Estádio Bicentenário, em San Juan. Com o empate sem gols e uma combinação de resultados ruins de adversários como Colômbia e Chile, a Argentina conseguiu sua classificação antecipada.

5 – A Alemanha, tetracampeã (1954, 1974, 1990 e 2014), foi o primeiro time a garantir no campo uma vaga para a Copa do Mundo de 2022. Os alemães venceram nove de seus dez jogos nas eliminatórias europeias.

6 – Invicta nas eliminatórias europeias, a seleção da Bélgica garantiu sua 14ª participação em Copas. A equipe de Lukaku, De Bruyne, Courtois, Tielemans e outros se classificaram com facilidade e será cabeça de chave. A pergunta que surge é: será que o time vai conseguir um resultado igual ou melhor que o terceiro lugar na Copa de 2018?

7 – A Croácia entrou na lista de países classificados graças a um gol contra da Rússia. A estrela do time é o meia Modric, do Real Madrid (contrato até 30JUN22), que fez a diferença em 2018, quando o país conquistou o vice-campeonato na Copa da Rússia.

8 – A Dinamarca garantiu uma das 13 vagas europeias para o torneio sem levar nenhum gol. Com oito vitórias nas eliminatórias, o país participará da sua sexta Copa. Após a classificação, a seleção da Dinamarca vem anunciando medidas em protesto à realização da competição no Catar. A revolta dos dirigentes dinamarqueses surgiu após a acusação da Anistia Internacional sobre violações de direitos humanos e trabalhistas. Em relatório divulgado em 16 de novembro de 2021, a entidade internacional relata que até o momento seis trabalhadores já morreram sob suspeita de negligência no ambiente de trabalho. A seleção dinamarquesa destaca ainda, que só receberá serviços de hotéis de empresas que prezem pelo respeito aos direitos trabalhistas dos imigrantes no país. Por fim, a federação também afirma que só viajará ao Catar “quando for absolutamente necessário.

9 – A Espanha campeã mundial em 2010 se classificou para a Copa do Mundo de 2022 ao vencer a Suécia por 1 a 0. A seleção espanhola disputará seu 16º Mundial, o 12º de forma consecutiva. A última vez que a Espanha ficou fora de uma Copa foi em 1974, na Alemanha Ocidental.

10 – Após a não classificação para o Mundial da Rússia em 2018, a seleção da Holanda comemorou muito a classificação para a Copa do Catar em 2022, depois da vitória sobre a Noruega por 2 a 0. A Seleção Holandesa estará em seu 11º Mundial. 

11- Invicta nas eliminatórias, a Inglaterra garantiu vaga ao vencer o San Marino, pior seleção de futebol do mundo – de acordo com o último ranking da Fifa. Embora os campeonatos e clubes ingleses estejam no topo do futebol mundial, há muito tempo os jogadores galácticos da seleção inglesa não sabem o que é levantar a Taça Jules Rimet. A última vez que ganharam uma Copa do Mundo foi em 1966.

12 – A seleção da Sérvia após vencer Portugal por 2 a 1, em Lisboa, de virada e no último minuto do segundo tempo, garantiu sua vaga na Copa do Mundo de 2022 e complicou o plano da seleção do Cristiano Ronaldo de disputar mais um Mundial. A melhor participação da seleção lusitana em mundiais, dos sete que participou, foi um terceiro lugar em 1966.

13 – A Suíça goleou a Bulgária, “roubou” da tetracampeã (1934, 1938, 1982 e 2006) Itália a liderança do Grupo C das eliminatórias europeias e conquistou de forma invicta a classificação para a Copa. Os italianos empataram com a Irlanda do Norte na rodada final do grupo e terão de disputar a repescagem.

14 – O Irã foi o primeiro país das Eliminatórias Asiáticas a se classificar para o Mundial. A vaga foi garantida depois de uma vitória por 1 a 0 contra o Iraque. Esta será a sexta Copa do Mundo dos iranianos. No Catar a Seleção Iraniana busca, pela primeira vez, passar da fase de grupos.  

15 – A Coreia do Sul se classificou para o Mundial do Catar ao vencer a Síria. Será a 11ª participação da Coreia do Sul em Copas do Mundo, a 10ª consecutiva. Além de participar da edição de 1954, o país tem conseguido ir aos Mundiais em sequência desde 1986. Em 2002, teve sua melhor participação, quando ficou na quarta colocação, jogando em casa. A seleção é treinada pelo português Paulo Bento.

Equipes de cinco continentes ainda vivem a agonia de buscar a classificação nas rodadas finais e repescagem.