COLUNA DO MEIO

21 DE ABRIL – DIA DO FUTEBOL-ARTE

Entrevista com Telê Santana realizada em Belo Horizonte, em 1997. (FOTO: Wilton Garcia)

Os amantes do esporte instituem a data de 21 de abril como  DIA DO FUTEBOL-ARTE, em homenagem ao mestre Telê Santana da Silva (26 de julho de 1931 – 21 de abril de 2006) que,  como técnico da seleção brasileira de futebol, do São Paulo e do Atlético Mineiro, entre outras agremiações,  proporcionou ao mundo momentos mágicos que transformaram o futebol em arte, ou melhor, o esporte em espetáculo. 
Telê faleceu no mesmo dia de  outros mineiros famosos, como Tiradentes e Tancredo Neves. Foi o comandante do Atlético na conquista do primeiro campeonato brasileiro do clube, em 1971, fato repetido somente 50 anos depois. Durante a Copa do Mundo de 1982, na Espanha, seu nome ganhou as manchetes dos principais jornais em virtude das apresentações do time canarinho naquele torneio. Também foi o treinador da equipe na Copa de 1986, no México, mas o pouco tempo de preparação e o desgaste causado pela dura derrota contra a Itália de Paolo Rossi na edição passada tiraram o brilho do grupo. O retorno veio em grande estilo com as conquistas dos títulos da Taça Libertadores da América e da Copa Intercontinental, o mundial interclubes,  pelo tricolor Paulista, em 1992 e 1993. Após acompanhar as apresentações do clube do Morumbi, o jornalista Armando Nogueira assim profetizou em uma crônica-oração, publicada na coluna NA GRANDE ÁREA, no jornal O Estado de S. Paulo, em 1º de janeiro de 1993:

“Eis que das trevas do antijogo desponta magnífica a bola do renascimento. Chegada pelas mãos provinciais do São Paulo, o mais iluminado entre os doze apóstolos. Eleito pelo senhor, tocou-lhe a incumbência de restituir ao rebanho dos estádios a santa alegria do futebol jogado com engenho e arte. Tal como prega o capítulo 1 do Evangelho. Segundo o fiel discípulo Telê, filho de Santana”.

Fonte: 
http://www.usp.br/jorusp/arquivo/2006/jusp762/pag02.htm