COLUNA DO MEIO

Homenagem a Ouhydes João Augusto da Fonseca, um dos pioneiros da pesquisa em jornalismo esportivo no Brasil

O jornalista, professor e pesquisador Ouhydes João Augusto da Fonseca faleceu no último dia 30 de maio de 2022, em Santos (SP).  Docente da Universidade Católica de Santos (UniSantos) por mais de 40 anos, também exerceu os cargos de pró-reitor comunitário e diretor do centro de comunicações e artes.

Fonseca integrou a banca julgadora da minha dissertação da minha dissertação de mestrado “O futebol-arte de Telê Santana no jornalismo esportivo de Armando Nogueira”, que defendi no Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo, em 1998, e que você pode acessar pelo link:

O convite do professor José Marques de Melo me deixou extremamente emocionado naquele momento, porque a minha pesquisa teve como principal referência o mestrado Cartola e o Jornalista: influência da política clubística no jornalismo esportivo de São Paulo, defendido pelo pesquisador no Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, em 1991. Essa dissertação é um marco no jornalismo esportivo brasileiro, justamente porque propicia uma análise crítica em torno dos interesses que envolvem a cobertura especializada em futebol.

Fonseca também foi autor da tese Pelé, o gol contra um discurso de poder, defendida também no PPGCom-ECA/USP, em 1988. Ambas as pesquisas tiveram  orientação do Prof. Dr. Gaudêncio Torquato do Rego.

Como sempre digo aos meus alunos, essas pesquisas são leituras obrigatórias para quem deseja estudar a relação entre os esportes e a comunicação, especialmente o jornalismo.

Deixo aqui o meu carinho aos familiares e gostaria de dizer que Ouhydes João Augusto da Fonseca foi mais que um mestre, mas sim um dos heróis do jornalismo esportivo brasileiro.

Referências

FONSECA, Ouhydes João Augusto da. Cartola e o Jornalista: influência da política  clubística no jornalismo esportivo de São Paulo. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1981.

______________________________. Pelé, o gol contra um discurso de poder. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1988.

Departamento de Imprensa da Universidade Católica de Santos. Luto – Faleceu Ouhydes João Augusto da Fonseca. Santos, Universidade Católica de Santos, 31 de junho de 2022.  Disponível em https://www.unisantos.br/portal/noticias/luto-faleceu-o-professor-doutor-ouhydes-fonseca-docente-da-instituicao-por-40-anos-que-ocupou-os-cargos-de-pro-reitor-comunitario-e-diretor-do-centro-de-ciencias-da-comunicacao-e-artes/ Acesso em 5 de junho de 2022.