ESPÍRITO ESPORTIVO

São Silvestre – a corrida mais tradicional do Brasil

No próximo dia 31 acontecerá a 97ª Corrida Internacional de São Silvestre, tradicional prova da cidade de São Paulo. A largada será a partir das 7h25, na Avenida Paulista, perto do número 2.000, com chegada na mesma via na frente do número 900, onde está o Edifício Cásper Líbero.

A primeira prova da São Silvestre ocorreu à meia-noite do dia 31 de dezembro de 1924, por iniciativa do empresário e jornalista Cásper Líbero, dono do jornal A Gazeta.

Fundador de outros jornais, da primeira agência de notícias do estado de São Paulo e apaixonado por esporte, Líbero se inspirou em uma corrida noturna que acompanhou no mesmo ano, na França. Os corredores levavam tochas de fogo ao longo do percurso.

O nome da corrida está ligado à data na qual os católicos homenageiam São Silvestre, o santo que, antes de canonizado, foi o Papa Silvestre 1º. O papado durou entre 31 de janeiro de 315 d. C. e 31 de dezembro de 335 d. C., em Roma. Silvestre foi o primeiro a liderar a Igreja católica sem que a religião fosse proibida ou perseguida.

Os 48 pioneiros

Participaram da primeira prova 48 atletas, incluindo aquele que viria a ser o campeão, o jogador de futebol Alfredo Gomes, conhecido como Rei do Fôlego “recordista nacional do difícil percurso de São Paulo a Santos” (NITRINI, 2019, p. 72), que hoje tem 60 quilômetros e era um desafio e tanto na época.

A largada para a primeira edição ocorreu às 22h30 na frente do Parque Trianon, na Avenida Paulista, com chegada na Praça dos Esportes, na Ponte Grande (hoje, Ponte das Bandeiras).

Os 8,8 quilômetros foram concluídos em 33 minutos e alguns corredores disputavam a corrida sem qualquer tipo de calçado, com os pés no chão mesmo.

A influência do rádio

A São Silvestre alcançou um status maior quando, em 1948, a Rádio Gazeta adquiriu uma viatura para reportagem equipada com radiotransmissores em frequência modulada.

O equipamento possibilitava a transmissão ao vivo de todo o percurso: “O aparato era constituído de dois transmissores e dois receptores conjuntos. Uma parte foi instalada em uma perua e a outra foi colocada no topo do Edifício Gazeta” (GAZETA ESPORTIVA, 2022).

Aos poucos medalhistas olímpicos e campeões mundiais começaram a participar da corrida brasileira que passou a ser uma das mais importantes do mundo, como veremos na próxima coluna Espírito Esportivo.

Conheça mais:

BBC NEWS BRASIL. Quem foi São Silvestre, o 1º papa do cristianismo ‘legalizado’ – e não tinha nada a ver com corrida. (2021). Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-59806203. Acesso em:  30 nov. 2022.

GAZETA ESPORTIVA. São Silvestre. História. (2022). Disponível em: https://www.gazetaesportiva.com/sao-silvestre/historia/. Acesso em: 30 nov. 2022.

HISTORY CHANNEL BRASIL. Realizada a primeira edição da corrida de São Silvestre (2019). Disponível em: https://history.uol.com.br/hoje-na-historia/realizada-primeira-edicao-da-corrida-de-sao-silvestre. Acesso em:  2 dez. 2022.

NITRINI, Dácio. Cásper Líbero: jornalista que fez escola. São Paulo: Terceiro Nome, 2019.

* MARCELO CARDOSO é jornalista, biógrafo, professor universitário e produtor de podcast. Pesquisa o jornalismo em suas várias interfaces com o esporte. Contatos:

Face

Insta