CLÁSSICOS DO JORNALISMO ESPORTIVO BRASILEIRO

“Esporte & Jornalismo” de Tambucci, Oliveira e Coelho Sobrinho

O livro “Esporte & Jornalismo” é resultado de 54 palestras proferidas por importantes nomes ligados ao esporte, organizadas em 1988 pelos professores Pascoal Luiz Tambucci (CEPEUSP), José Guilmar Mariz de Oliveira (EEFEUSP) e José Coelho Sobrinho (ECAUSP), com o objetivo de instrumentalizar os jornalistas esportivos para a cobertura das Olimpíadas de Seul, na Coreia do Sul.

Trata-se de uma obra, “… que pela primeira vez se conseguiu juntar a experiência de especialistas em modalidades olímpicas e ciências afins, para fornecer aos comunicadores conhecimentos imprescindíveis e enriquecedores sobre as olimpíadas com fundamentos científicos e educativos” (Coelho Sobrinho, 1997).

Publicado pelo Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP), o livro é considerado um marco nos estudos multidisciplinares sobre esportes e jornalismo.

Com a colaboração de especialistas de diversas áreas, essa obra é uma referência para os profissionais e os estudiosos em jornalismo especializado, dos focas aos pesquisadores.

Uma leitura obrigatória que reforça a necessidade de parcerias entre os comunicadores e os especialistas para uma ampla cobertura esportiva.