EM DISPUTA

Capoeira, mídia e antirracismo: as contribuições da tese de doutorado de Murilo Aranha Guimarães Marcello

Tive a alegria e a honra de orientar a pesquisa de doutorado intitulada “Racismo, decolonialidade e crítica à ideologia: uma análise de discurso do Portal Capoeira”, defendida neste ano no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (PPGCC-UNISO). Nessa pesquisa, Murilo Aranha Guimarães Marcello dá continuidade às análises sobre o potencial crítico (ou, inversamente, ideológico) das produções midiáticas sobre as práticas esportivas, que vem desenvolvendo desde a elaboração da sua dissertação de mestrado, defendida no mesmo programa, no ano de 2017. Em tal dissertação, o autor debruçou-se sobre os discursos da revista Veja sobre uma personagem específica: o lutador de jiu-jitsu. Agora, seu olhar se dirigiu para as construções discursivas de outra personagem: o capoeirista. Mais exatamente, para a forma como o Portal Capoeira trata essa personagem e como ele aborda a própria prática da capoeira. De forma rigorosa, Murilo descontrói esses discursos para mostrar como eles, sob certos aspectos, podem contribuir para desafiar, minar e/ou transformar relações de dominação étnica e racialmente fundamentadas.

Além de nos presentear com essa análise rigorosa, a tese de Murilo nos brinda com a apresentação e articulação de diversos referenciais teóricos sobre ideologia, racismo e decolonialidade. Articulação que estabelece um diálogo, consistente e coerente, entre autores(as) que, muitas vezes, são vistos(as) como inconciliáveis. Outro aspecto que, a meu ver, se destaca positivamente no trabalho de Murilo é a apresentação detalhada dos procedimentos metodológicos, que permite o(a) leitor(a) acompanhar o passo-a-passo das análises feitas e, assim, julgar sua racionalidade. Em outras palavras, Murilo não esconde a “cozinha da pesquisa”; ao contrário, escancara-a – e o que encontramos é uma cozinha com produtos de primeira, que são utilizados de forma criativa. Também não posso deixar de destacar a acertada escolha, sugerida pelo Prof. Dr. Luciano Maluly, durante o exame de qualificação, de pesquisar um portal que dá voz aos(às) próprios(as) praticantes de capoeira e, por conseguinte, às suas narrativas sobre essa prática.  Agora, é aguardar os próximos trabalhos de Murilo, que, certamente, premiarão seus(as) leitores(as) com interpretações originais e relevantes.

* Felipe Lopes é professor e pesquisador na Unicamp.

OBS: Murilo Aranha Guimarães Marcello estreia a coluna Ginga Esportiva: diálogos com o esporte, cultura e mídia no próximo sábado, dia 13 de maio de 2023, no Blog de Jornalismo Esportivo da ECA-USP,