ESPÍRITO ESPORTIVO

Larissa Rossi viaja ao Azerbaijão em busca do ouro no Mundial de Taekwondo

Larissa Rossi (foto: Adriano de Castro).

Larissa Nascimento Rossi Santos, de 20 anos, começa no próximo dia 29 a sua luta para tentar conquistar uma medalha no 26º Campeonato Mundial de Taekwondo 2023. A disputa será em Baku, no Azerbaijão, e se encerrará no dia 4 de junho.

A atleta santista integra a seleção brasileira e competirá pela categoria até 53 kg. O mundial tem oito categorias femininas e oito masculinas. “Meu principal objetivo no Azerbaijão é conquistar o ouro e realizar esse sonho de ter essa medalha num campeonato mundial”, comenta.

A lutadora sabe da importância de alcançar o seu objetivo. “A medalha de ouro em um mundial até pode colocar um atleta dentro de uma olimpíada. É uma pontuação muito grande que você atinge no ranking olímpico”, explica.

A brasileira admite que a tarefa não é fácil, afinal todos gostariam de conquistar 140 pontos no ranking mundial com o primeiro lugar na competição.

Larissa conhece bem a categoria que disputará. “Desde que me entendo como atleta, no Júnior, eu lutava até 52 kg porque não tinha até 53 kg”, conta.

Para superar as adversárias a brasileira conta com algumas qualidades que considera importantes.

“O meu ponto mais forte como lutadora é o mental. Eu sou muito agressiva na hora da luta, tento sempre colocar as minhas maiores qualidades em jogo e sempre gosto de abrir um placar grande contra os adversários para me sentir bem na luta, para decidir logo de uma vez”, destaca.

Larissa reconhece, porém, que a cautela também é necessária para conseguir chegar longe no mundial.

“Tem que saber jogar porque também é um jogo. Tem que ser inteligente. Temos que conhecer nossos adversários e ver até onde podemos ir para jogar da melhor forma”, ensina.

Para ser campeã precisa haver equilíbrio entre agressividade e cautela, afirma Larissa (foto: divulgação CBTKD).

A brasileira aparece hoje em décimo-primeiro lugar no ranking mundial para a sua categoria, mas, dependendo da participação de suas adversárias, se ficar, por exemplo, em terceiro lugar, poderá subir bem na lista.

De acordo com a regras do mundial, todos os atletas participantes receberão pontos que serão refletidos no ranking.

A brasileira viajará no dia 23 para o Azerbaijão e levará na bagagem os ensinamentos do seu mestre, Rodney Penna Saraiva.

“É uma pessoa que me ajudou no esporte e na vida e sempre fala o seguinte: “A gente tem que ser campeão na vida, para ser no tatame e vice-versa. Um reflete o outro”, afirma.

Larissa com o mestre Rodney: campeã no Grand Slam 2023.

 

Patrocinadores ajudam Larissa Rossi a alcançar “metas do caderninho”

Antes de viajar para o Azerbaijão, Larissa Rossi ressaltou a importância do apoio das iniciativas pública e privada para atletas de alta performance do Brasil.

“No início do ano passado eu peguei um caderninho e coloquei as metas, meus sonhos para o ano de 2022. Eu anotei várias competições. Eu conseguiria ir para duas, no máximo, e eu havia colocado umas oito”, comenta.

A atleta é patrocinada pela C4, academia de Santos (SP), e pela Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes), órgão público ligado à Prefeitura da cidade e que gerencia o auxílio financeiro à atletas de alto rendimento.

“A C4 e a Fupes acreditaram nos meus sonhos e me ajudaram a ir para todas as competições que coloquei lá no meu caderninho. Foi inacreditável”, comemora Larissa.

A atleta integra o projeto Radar 2028, da Confederação Brasileira de Taekwondo, que tem o objetivo de acompanhar e estimular jovens atletas com vistas para os próximos Jogos Olímpicos, em Los Angeles (EUA).

 

* Marcelo Cardoso é jornalista, professor e escritor.