Visita ao Esporte Clube Pinheiros

CIAA – Esporte Clube Pinheiros

Por: Marco A. Padron Varela Filho, Guilherme Melo Kalil, Matheus Correia Peres e Felipe Maron

O Esporte Clube Pinheiros, foi fundado em 1899, originalmente chamado de Sport Club Germânia. Atualmente é o maior clube poliesportivo da América Latina. Com mais de 38 mil associados, os esportes são a principal área do clube. São mais de 40 modalidades praticadas no clube.

A visita realizada pela turma de jornalismo esportivo da USP, no dia 26 de novembro de 2016, teve como intuito mostrar para os alunos a rotina de treinamento dos atletas, as modalidades e a estrutura do clube.

Durante essa visita, um dos setores do Pinheiros que mais chamou a atenção foi o CIAA, centro integrado de apoio ao atleta.Esse centro é responsável pela integração das áreas que dão suporte ao processo de treinamento, como a: Preparação Física, Psicologia, Nutrição, Medicina, Biomecânica, Fisiologia e Fisioterapia.

Além disso, o suporte metodológico oferecido pelo CIAA com a organização dos dados e conteúdo de treinos e da padronização dos registros monitorados. Esse trabalho é de fundamental importância para melhoria de desempenho e adaptação de treinamento dos atletas.unnamed

O centro atende 63 equipes entre formação e alto rendimento, dentre as 15 modalidades Olímpicas atendidas: Atletismo, Badminton, Basquete, Esgrima, Ginástica Artística, Handebol, Judô, Levantamento de Peso, Natação, Polo Aquático, Remo, Saltos Ornamentais, Triátlon, Tênis e Vôlei. Totalizando cerca de 750 atletas atendidos.

Todo esse investimento é refletido nos resultados obtidos no esporte. O clube levou 65 atletas, divididos em 11 modalidades, para a última Olimpíada . Na história das olimpíadas os atletas formados pelo clube totalizam 10 medalhas olímpicas conquistadas.

Em 2015, no Jogos Pan-Americanos de Toronto-Canadá, o clube foi responsável por mais de 10% dos atletas da delegação brasileira. Esses atletas  ganharam cerca de 20% do total de medalhas conquistadas pelo Brasil.