Visita ao Esporte Clube Pinheiros

As razões para o sucesso esportivo do Esporte Clube Pinheiros

Texto e editoração: Luiz Fernando Galati
Pesquisa e fotografia: Bruno Endo e Ivie Porto

O Esporte Clube Pinheiros foi fundado por alemães em 1899 e recebeu, inicialmente, o nome de Sport Club Germânia. Localizado na Zona Oeste da cidade de São Paulo, participou, em 1902, da criação da Liga Paulista de Futebol. Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo de Getúlio Vargas, posicionado junto aos Aliados, obrigou a associação a mudar de nome. O clube é tradicional formador de atletas e tem participação significativa em delegações de Jogos Olímpicos.

Em 2014, uma parceria com o Ministério do Esporte forneceu recursos para que o Pinheiros comprasse equipamentos para a piscina olímpica coberta e o ginásio poliesportivo, locais onde treinam e competem atletas da natação, basquete, handebol e vôlei. Também houve modernização da infraestrutura de outras 11 modalidades olímpicas: atletismo, badminton, esgrima, ginástica, judô, levantamento de peso, polo aquático, remo, saltos ornamentais, tênis e triatlo. Além disso, o clube é um dos exemplos mais bem-sucedidos de captação de recursos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), que permite que uma empresa possa investir até 1% do valor que pagaria no Imposto de Renda em projetos esportivos sancionados pelo Ministério. Até a metade de 2015, o clube já havia obtido 12 aprovações de planos desse tipo.

Piscina olímpica do clube é utilizada para treinos e competições
Piscina olímpica do clube é utilizada para treinos e competições

O Pinheiros seleciona sistematicamente desde os atletas mais novos até os mais velhos, fornecendo-lhes todo o apoio necessário para o pleno desenvolvimento de seus potenciais. O Centro Integrado de Apoio ao Atleta (CIAA), setor de ciência e tecnologia do clube, possui câmeras, computadores e dispositivos relacionados às ciências do esporte. Ademais, cada modalidade de prática esportiva conta com profissionais específicos, como nutricionistas e professores de educação física especializados. Há ainda uma academia de musculação com aparelhagens especialmente desenhadas para o uso de atletas altos (como os do vôlei e do basquete) e baixos (como os da ginástica artística). Tudo isso possibilita que os esportistas ganhem décimos de segundo preciosos no alto rendimento, porque é possível monitorar todo o processo de treinamento de forma individualizada.

O salto com vara é um dos vários esportes que podem ser praticados no Pinheiros
O salto com vara é um dos vários esportes que podem ser praticados no Pinheiros

Professor de judô do clube, Raphael Luiz dos Santos conta como é feita a seleção de atletas externos para a modalidade: “Não seria correto reservarmos um só dia para analisar o desempenho dos candidatos a vir treinar conosco. Por isso, realizamos um evento que dura uma semana, período no qual toda a comissão de professores analisa as habilidades e o potencial dos atletas. Depois conversamos para chegar a um consenso sobre os aprovados”. A assessora de imprensa Erica dos Santos Brito acrescenta: “Aqui, qualquer processo de seleção é cuidadosamente planejado e executado, independentemente da modalidade esportiva considerada. Há grandes profissionais verdadeiramente envolvidos com os valores do esporte e com o conhecimento científico”.

Não faltam motivos para o enorme sucesso que o Clube Pinheiros acumula no que se refere à revelação de atletas de alto rendimento. A organização de seu espaço e o comprometimento dos profissionais ali presentes devem servir de exemplo para as agremiações esportivas nacionais que desejam crescer e firmar-se como potências na área de atividades físicas.