Visita ao Esporte Clube Pinheiros

Experiência Clube Pinheiros

CLUBE PINHEIROS
Clube na capital paulista respira esporte e se torna referência brasileira para as Olimpíadas

No dia 22 de novembro de 2016, foi realizada uma visita técnica ao Esporte Clube Pinheiros, localizado na rua Angelina Maffei Vita, na cidade de São Paulo. Esta oportunidade foi proporcionada pela disciplina de “Jornalismo Esportivo: a pauta além do futebol” da ECA USP.
A visita foi ministrada pela assessora de imprensa do clube, Érica Britto, que pôde nos esclarecer um pouco mais sobre cada modalidade oferecida e como o clube incentiva e lida com o esporte, tanto com associados ao clube quanto aos chamados atletas de alto rendimento.
Logo na entrada do clube, nós recebemos uma pasta sobre a relação do Clube com os desportes olímpicos, na qual se anunciou um pouco sobre como há uma valorização, incentivo e compromisso com a prática esportiva.
Dentre os esportes visitados, o primeiro foi a ginástica artística, onde estava sendo ministrado um treino com crianças, que já demonstram seu talento e esforço na modalidade. A conversa com os técnicos esclareceu algumas dúvidas comuns sobre o esporte e possíveis consequências no corpo dos atletas, graças ao treinamento intensivo. Essa preocupação é frequente nessa atividade, pois os atletas chegam muito novos ao clube (alguns por volta de 7 anos) e a preparação pega todo período de desenvolvimento dos jovens.
visita-pinheiros
Outros esportes que pudemos acompanhar as aulas foram de vôlei feminino e esgrima. A técnica e atenção nos treinos das crianças na esgrima nos surpreenderam . Apesar disso, ao conversar um pouco sobre a modalidade com Gennady Miakotnykh, ficou claro um ponto negativo: o alto custo para o treinamento e a cultura relacionada a tradição, que, de forma geral, faz com que a esgrima ainda seja elitizada, sendo acesso ainda dificultado pela questão de renda.
visita-inheiros-2
A visita na piscina olímpica deixou ainda mais claro a preocupação do Clube Pinheiros com a qualidade das estruturas destinada tanto aos atletas quanto militantes (mantidos pelo Clube cuja obrigação é manter bons resultados no aspecto de alto rendimento). Nos maravilhamos com o porte da piscina, que não perde em nenhum quesito para as piscinas de outros clubes, tanto brasileiros, como internacionais, tanto é que Cesar Cielo, um dos melhores nadadores da geração é atleta do clube. Além disso, no momento da visita estavam ocorrendo aulas no local e outro ponto importante a se destacar é o grande número de professores e instrutores, que auxiliam as crianças no seu desenvolvimento esportivo.

Visitamos também a área, onde são lecionados os treinos de judô pelo professor, o qual nos deu uma entrevista sobre como funciona a modalidade no clube, não só para os atletas de alto rendimento, mas também para os associados. Acompanhemos a entrevista abaixo :
Entrevista Judô (https://youtu.be/VYyQtw1yrdk)
O aparelhamento do clube ainda inclui campos de futebol, uma área de atletismo e uma “academia especial”, chamada Centro Integrado de Apoio ao Atleta, que inclui além desse setor de preparo físico, psicologia, medicina, nutrição, análise de desempenho e fisioterapia. O Centro auxilia todos os esportes do Pinheiros através dos três profissionais que ouvimos analisam individualmente a necessidade de cada atleta e cada modalidade, além da diferenciação etária, conjuntamente com os técnicos, para definir o melhor preparo para os jogos e recuperação de lesões.

“No maior Clube Poliesportivo da América Latina, o esporte é o combustível que move o Pinheiros, onde mais de 20 mil associados participam das modalidades recreativas ou competitivas, marcando presença nos pódios nacionais e internacionais.”. A definição está no site do clube e deixa bem claro o porte e importância do local no esporte brasileiro. O maior formador do país levou 65 atletas para os Jogos Olímpicos, representando 15% da delegação brasileira. Dentre todos esses esportistas, os de maior fama são: Rafael Silva, Charles Chibana e Tiago Camilo (judô), Bruno Fratus e Marcelo Chierighini (natação), além de Arthur Nory (ginástica artística).
A única parte negativa de toda essa estrutura é de que o apoio ao esporte de alto rendimento é de uma iniciativa privada, o que acaba restringindo a oportunidade a outros talentos não descobertos pelo clube. Isso mostra a necessidade de um investimento governamental para que todo potencial do Pinheiros ser aproveitado, gerando ainda mais medalhistas e atletas para o Brasil.

Por Bruna Ancelmo
Eduardo Rigonati
Rodrigo Passos